sábado, 10 de janeiro de 2009

A AGÊNCIA BOA IMPRENSA (ABIM) COMEMORA O LANÇAMENTO DE SEU MILÉSIMO DESPACHO

Paulo Corrêa de Brito Filho(*)

Fundada em 1953 pelo insigne pensador e líder católico Plinio Corrêa de Oliveira, falecido em 1995, a AGÊNCIA BOA IMPRENSA (ABIM) atinge nesta edição o seu despacho nº 1000.

Durante 56 anos nossa AGÊNCIA forneceu ininterruptamente a órgãos de imprensa brasileiros e alguns do exterior artigos e notícias que constituem sólido material jornalístico, sob a luz da perene doutrina católica. Nos últimos anos, várias centenas de jornais e revistas receberam os despachos da AGÊNCIA BOA IMPRENSA.

Essa remessa do milésimo despacho ocorre quando se encerram as expressivas comemorações do centenário natalício do ilustre fundador de nossa AGÊNCIA, que tiveram lugar nos dias 12, 13 e 14 do último mês.

A AGÊNCIA BOA IMPRENSA aproveita o lançamento do presente despacho para associar-se às marcantes celebrações do aludido centenário, promovidas pelo recém-fundado Instituto Plinio Corrêa de Oliveira nos dias supra citados, na capital paulista.

No dia 13 de dezembro, data do nascimento do homenageado, o referido Instituto e mais 29 entidades co-irmãs e autônomas de 21 países publicaram matéria de página inteira no diário “Folha de S. Paulo”, intitulada No centenário de seu nascimento, calorosa e filial homenagem dos discípulos de Plinio Corrêa de Oliveira por sua luta profética em defesa da civilização cristã. Neste documento consta a informação de que o mencionado Instituto lançou uma coletânea inédita dos ensinamentos do insigne pensador católico, sob o título A inocência primeva e a contemplação sacral do universo no pensamento de Plinio Corrêa de Oliveira (Artpress, São Paulo, 2008, 320 pp.) O livro pode ser encomendado pelo e-mail secretaria@institutopliniocorreadeoliveira.org

Nessa obra, o leitor vislumbrará um aspecto peculiar da fisionomia moral do líder católico, pouco conhecido externamente: o pensador contemplativo, que inaugura uma escola nova de espiritualidade, caracterizada pela contemplação religiosa da ordem temporal, no sulco do que a teologia, a filosofia e a espiritualidade católica desenvolveram de melhor ao longo dos séculos.

Dois anos antes da criação da AGÊNCIA BOA IMPRENSA, portanto em 1951, sob inspiração de seu fundador, surgia o mensário de cultura, de orientação católica CATOLICISMO. Essas duas iniciativas jornalísticas são mantidas pela Editora Pe. Belchior de Pontes Ltda., que se regozija de ter prestado sua colaboração para a divulgação das aludidas comemorações: na edição de janeiro deste ano, em seu nº 697, CATOLICISMO publicou extensa reportagem sobre as celebrações em homenagem do centenário de nascimento de Plinio Corrêa de Oliveira.

_____________
(*) Paulo Correa de Brito Filho é Diretor da AGÊNCIA BOA IMPRENSA –– ABIM

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns à Agencia Boa Imprensa pelo seu milésimo despacho. SEMPRE MUITO BOM, SEMPRE EXCELENTE, SEMPRE MAGNÍFICO. Parabéns a todos.
Recomendo que TODOS leiam este Blog. Que Nossa Senhora os ajudem muito, SEMPRE.
Euclydes Jorge Addeu